sexta-feira, 6 de novembro de 2009

GESTAR II

GESTAR II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI

IDENTIFICAÇÃO: TP6 LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II
FORMADORA: IVALDINA ARAÚJO
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE 5ª E 8ª SÉRIES
CARGA HORÁRIA: 10H DATA: 17.10.2009
PLANEJAMENTO DA OFICINA PARA O ENCONTRO PRESENCIAL

OBJETIVOS:
· Organizar uma discussão sobre o conteúdo tratado na unidade 21;
· Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
· Analisar como os argumentos do texto são solidários na demonstração da tese;
· Apresentar elementos da reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento do texto;
· Produzir um texto coletivamente pelo processo de enumeração;
· Identificar parâmetros de avaliação e ações necessárias ao desenvolvimento da etapa de revisão;
· Ampliar a frase coletivamente , acrescentando classes gramaticais, atentando para o uso dos conectivos;
· Identificar procedimentos e parâmetros de revisão e reescrita textual;
· Identificar as etapas de produção e edição de um texto informativo;
· Retomar e sistematizar atividades e discussão acerca da unidade 24;
· Propiciar a troca e o diálogo a respeito da articulação entre as atividades propostas e as diversas realidades dos professores cursistas;
· Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e a revisão durante à escrita de texto;
· Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos;
· Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para adolescentes;
· Planejar e desenvolver atividades de leitura e escrita literária para alunos adolescentes.
CONTEÚDOS
· Oração;
· Mensagem de acolhimento;
· Dinâmica;
· Argumentação e linguagem;
· Ampliando nossas referências, Texto: “ARGUMENTAÇÃO”;
· Provérbios
· Texto: Como nos tornamos diferentes?
· Produção textual: planejamento e escrita;
· Texto: “Algumas recordações”
· Texto: “Algumas felicidades”;
· Produção de texto através de um Mote;
· O processo de produção textual:revisão e edição;
· Trava língua: “O rato roeu a roupa do rei da Rússia. E a rainha com raiva roeu o resto";
· Fábula: "A Tartaruga e a Lebre”;
· Da produção à edição: textos clássicos da literatura infantil;
· Literatura para adolescentes;
· Espaço da Poesia: Retrato poético;
· Avançando na prática;
· Crônica; Espírito carnavalesco;
· Estudo de obras literárias;
METODOLOGIAS
· Mensagem bíblica;
· Dinâmica motivadora para introdução do tema;
· Conhecimentos prévios dos cursistas;
· Leitura, interpretação , inferência e discussão acerca do “Iniciando nossa Conversa”e do “Definindo nosso ponto de chegada” de cada unidade;
· Resumo dos temas principais de cada unidade dos TPs em foco;
· Leitura, comentários e inferência do texto “Argumentação”, pela técnica da Faixa pedagógica e socializar;
· Escolha de provérbios para a construção de texto argumentativo;
· Leitura dos textos:"Poesia”,"Ah, sim, a velha poesia”, “As coisas”, e responder as questões das páginas 78/79;
· Produção de texto coletivo e individual pelo processo de enumeração;
· Produção de texto através de um mote;
· Ampliação da frase( travalíngua) coletivamente;
· Reescrita da fábula, contextualizando com situações atuais;
· Transformação de texto clássico da literatura infantil para uma noticia de jornal, através da técnica”REPÓRTER POR UM DIA”;
· Construção e leitura de texto literário através de imagens;
· Relato de experiência realizada acerca do Avançando na prática;
OFICINA 11 UNIDADE 22:
· Planejar e revisar o fechamento da crônica;
· Leitura do texto produzido para o restante dos colegas;
· Planejamento sobre a utilização deste texto em sala de aula;
· Apresentação do planejamento e a justificativa aos colegas da oficina.
OFICINA 12 UNIDADE 24:
· “BAÚ LITERÁRIO”;
· Apresentar as obras aos colegas;
· Seleção e escolha de obras literárias adequadas para a série que trabalha, através da Dinâmica motivadora para introdução da obra aos colegas;
· Preparar a apresentação desses títulos para a turma toda.
RECURSOS
· Cartazes;
· TP6 e AAA6;
· Papel pardo, 40kg, cartolina, papel cartão,lápis de cera,pincel,TNT, EVA, cola, tesoura,obras literárias(literatura em minha casa, e outros)
· Microssister,CD DVD;
· Quadro de giz;
· Jornais, revistas, etc.
AVALIAÇÃO:
· Interesse;
· Participação;
· Criatividade;
· Postura, etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário