domingo, 8 de novembro de 2009

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

A Formação Continuada de Professores dos anos/séries finais do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa, proporciona aos professores cursistas a oportunidade de conhecer novas estratégias de atuação e de adequá-las à sua sala de aula.
Pensando assim, é que no dia 14 de outubro, eu e a Coordenadora do Programa, Sra. Verônica Maria Moraes Alexandre de Santana, nos reunimos para o planejamento e discussão acerca do encontro coletivo com os cursistas.E no dia 17 de outubro de 2009, na Unidade Integrada Professora Santinha às 7H:30m, deu-se início ao quinto encontro com duração de 10H, para mais uma vez sistematizarmos os conhecimentos acerca do TP6:LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II.
A Oficina iniciou-se com o incentivo a novos desafios, oração e uma mensagem bíblica. Em seguida, com uma dinâmica motivadora para a introdução da Unidade 21. Fizemos leitura e discutimos acerca da Argumentação e Linguagem, focalizando os pontos obscuros e polêmicos entre os cursistas. E para subsidiar a unidade trabalhamos o texto de referência sobre “Argumentação”, pela técnica da “FAIXA PEDAGÓGICA”, e socializamos. E para finalizar essa unidade, houve a exposição de provérbios para a construção de um texto argumentativo, tendo como tese a moral. Em seguida houve a leitura e discussão do texto “Porque nos tornamos diferentes?”.
Para trabalhar a Unidade 22, que trata da PRODUÇÃO TEXTUAL: planejamento e escrita estudamos e discutimos o “Iniciando nossa conversa” e o “Definindo nosso ponto de chegada”, seguida da leitura e interpretação dos textos: “Poesia”, de Carlos Drummond de Andrade; “Ah, sim, a velha poesia...” de Mário Quintana e “As coisas” de Arnaldo Antunes. E para intensificar essa unidade , trabalhamos uma produção de texto poético coletivo pelo processo de enumeração “ALGUMAS RECORDAÇÕES”, seguida de uma produção individual “ALGUMAS FELICIDADES”. Houve também a exposição de alguns MOTES para produção de texto em grupos. Em seguida trabalhamos a unidade 23 que trata do PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: revisão e edição fizeram leitura compartilhada, interpretação e inferência acerca do “Iniciando nossa conversa” e “Definindo nosso ponto de chegada”. O entendimento foi intensificado por meio de uma produção textual coletiva, através do trava língua: ”O rato roeu a roupa do rei da Rússia.A rainha com raiva roeu o resto”, com o objetivo de refletir sobre sua produção textual, incluindo o processo de revisão e edição. Ainda nesta Unidade, trabalhamos a reescrita da fábula “A Tartaruga e a Lebre”, contextualizando com situações atuais e comuns à nossa sociedade. E para finalizar a unidade, foi relacionado ao quadro –de - giz alguns títulos de autores clássicos da literatura infantil, com o objetivo de produzir uma noticia de jornal usando a técnica “Repórter por um dia”. Depois de socializada a atividade foi vista como uma condição de identificar as etapas de produção e edição de um texto informativo. Encerramos essa unidade com a leitura comentada acerca do “Ampliando nossas referências”-AUXILIANDO OS ESTUDANTES A EDITAR, de Lucy Calkins. Continuamos com estudo e discussão acerca da Unidade 24, que enfoca “LITERATURA PARA ADOLESCENTES”, fizemos leitura compartilhada, interpretação e inferências sobre o “Iniciando Nossa conversa” e do “Definindo nosso ponto de chegada”. E para um melhor entendimento, trabalhamos o “ESPAÇO DA POESIA”, através do Mural do Retrato Poético. Depois de socializada a atividade, foi feita uma reflexão com uma condição de despertar o interesse e o apreço pela poesia.
No segundo momento, o trabalho foi direcionado para os relatos sobre o “AVANÇANDO NA PRÁTICA”, onde os cursistas, relataram, trocaram experiências, opinaram, contaram , avaliaram e deram sugestões para novas aplicações dos avançados escolhidos. E fiz algumas considerações para os novos fazeres dos professores em sala de aula.
O terceiro momento da Oficina foi organizado em grupos. Trabalhamos o texto “ESPÍRITO CARNAVALESCO (gênero crônica) de Moacyr Scliar, contemplando a unidade 22. Fizeram o planejamento, escrita e revisão do fechamento da crônica; leitura do texto produzido; planejamento, como utilizá-lo em sala de aula. Depois houve a socialização com os demais colegas, e a atividade foi vista com a condição de identificar as estratégias relacionadas ao planejamento e a revisão durante a escrita de textos. E para contemplar a unidade 24, utilizamos o “BAÚ LITERÁRIO”, com obras de vários autores da nossa literatura, para seleção e escolhas das obras. Os grupos planejaram uma atividade de acordo com a série que trabalham e fizeram a apresentação: “Poesia em forma de jogral:O que é-simpatia(A uma menina) de Casimiro de Abreu; Literatura de cordel(O vexame num velório); Poesia fora da estante “A Arteira e a Arte”(ilustrada) de Dilan Camargo e produção e leitura de história em quadrinhos(tirinha humorística). A atividade foi vista como um bom exercício do que fará, e os professores não só puderam se motivar para a leitura das obras, como avaliaram as estratégias usadas pelo grupo. Em seguida, fizemos a avaliação da Oficina, onde os cursistas relataram que o encontro foi bastante dinâmico, com novas descobertas, proveitosa e sentiram-se mais motivados com as novas metodologias para a inovação do novo fazer pedagógico. E concluímos com a apresentação das próximas unidades, enfatizando uma visão geral e dos conceitos que possam representar algum problema de compreensão durante o seu estudo individual no próximo TP1 a ser trabalhado.


Formadora: Ivaldina Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário