segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PLANEJAMENTO DA OFICINA 4 PARA O ENCONTRO PRESENCIAL.

GESTAR II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI



Identificação TP2: Análise Lingüística e Análise Literária (Unidade 7 e 8 )
Oficina 4:
Público Alvo: Professores de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano)
Carga horária: 10h
Formadora Ivaldina Araújo
Coordenadora: Verônica Mª. de Moraes Alexandre Santana
Data: 19.12.2009


PLANEJAMENTO DA OFICINA 4 PARA O ENCONTRO PRESENCIAL

OBJETIVOS:


• Identificar arte na vida cotidiana;
• Indicar formas e características da arte;
• Indicar as funções da arte;
• Identificar figuras na linguagem cotidiana;
• Identificar várias possibilidades da linguagem figurada no texto literário;
• Identificar figuras do plano sonoro e sintático do texto;
• Criar composições de sons imitativos;
• Apresentar a composição em jogral;
• Interpretar e identificar recursos da linguagem figuradas no poema;
• Preparar e apresentar a declamação do poema;
• Rever e sistematizar as informações essenciais em torno da arte figurada;
• Desenvolver a leitura e a produção de textos dos cursistas.

CONTEÚDOS

• Oração;
• Recepção com dinâmica de boas vindas;
• Texto: “Viagem de trem”
• Unidade 7: Arte: forma e função( seção 1, 2 e 3);
• Composição usando sons;
• Ampliando nossas referências: a traição das imagens;
• Unidade 8: Linguagem figurada;
• Um poema de amor “Pela rua” (Ferreira Gullar) AAA pág.137;
• Relato do Avançando na Prática;
• Oficina 4 unidade 8: charge ( desenho humorístico de Quino);



METODOLOGIAS

• Mensagem Bíblica;
• Momento de reflexão “Viagem de trem”;
• Retomada dos conteúdos das unidades 5 e 6, através de comentários e discussões;
• Leitura introdutória do texto básico da unidade em estudo individual;
• Formação em grupo para trabalharem as seções e socializar;
• Leitura, comentários e inferência dos Resumindos de cada seção;
• Produção de texto com sons da natureza para posterior apresentação;
• Leitura compartilhada do texto básico da unidade 8 – linguagem figurada;
• Leitura, interpretação e declamação do poema “Pela rua” de Ferreira Gullar;
• Leitura, apresentação e discussão dos relatos do Avançando na Prática;
• Interpretação do texto(charge – desenho humorístico de Quino);
• Produção de texto sobre a charge;

RECURSOS

• Cartazes;
• TP2 e AAA 2;
• Papel pardo, papel 40 kg, papel cartão, papel guache, papel A4, lápis de cera, pincel, cola, régua, tesoura;
• Microssister;
• CD’s e DVD’s;
• Cartolina, E.V.A;

AVALIAÇÃO

• Analises individuais e coletivas de textos e situações de ensino;
• Participação e presença nas discussões e apresentações de textos;


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário