segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.

GESTAR II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI



RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÍNGUA
PORTUGUESA.

PROFESSORA MARIA MARLENE


A vida humana é uma jornada profunda, mas efêmera, que deve ser aproveitada da maneira mais construtiva possível. E quando paramos para pensar na temporalidade da nossa vida, percebemos como é importante valorizarmos aquilo que ela nos oferece de bom. Partindo dessa constatação, através do texto “Viagem de trem” (autor desconhecido), CD, que iniciamos o 8º encontro do GESTAR II, com duração de 10H, realizado aos 19 dias do mês de dezembro do ano de 2009. Realizou-se no prédio da Unidade Integrada Professora Santinha, situado na travessa José Sarney S/N, bairro Piquizeiro, cidade de Bacuri-MA com a presença dos cursistas.
O TP2 foi o principal fundamento desse encontro, mais especificamente as Unidades 7: Arte: forma e função, e unidade 8: A linguagem figurada, cujo objetivo foi sensibilizar e ajudar o publico alvo no sentindo de aproximá-los de forma mais consciente da arte, para auxiliá-los a trabalhar mais consistentemente com experiências artísticas em sala de aula.
Iniciei o encontro dando as boas-vindas aos cursistas e num grande círculo de mãos dadas pedimos as bênçãos, sabedoria, e proteção de Deus, para o nosso dia de estudo. Em seguida retomamos as unidades 5 e 6 para comentários e discussões acerca dos pontos obscuros ali encontrado pelos cursistas
Na unidade 7 “Arte: forma e função”, o estudo deu-se a partir do levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas, seguida de leitura e discussão acerca do texto básico da unidade. Assim, a turma foi dividida em grupo. Cada grupo leu a apresentação de cada seção e seus respectivos pontos de chegada, responderam as atividades propostas e discutiram acerca de cada “Resumindo” para justificar a importância de tais assuntos, nas aulas de Língua Portuguesa.
Após a socialização da unidade 7 fizemos atividade de produção textual com uso de onomatopéias e socializaram com leitura dramatizada.
A apresentação de Unidade 8: Linguagem figurada conduziu a turma a uma leitura compartilhada do texto básico e do definido nosso ponto de chegada, fizeram leitura, interpretação e inferência acerca dos Resumindos de cada seção.
Para complementar o entendimento a respeito da Unidade, foi proposta uma atividade em grupo acerca do texto um poema de amor “PELA RUA” de Ferreira Gullar (AAA pág.137), para interpretação e declamação do poema.
A exposição do PARA CASA - relatos de experiências sobre o Avançando na Prática dos professores com os alunos foram marcantes, pois os mesmos relataram todo o processo de desenvolvimento das atividades em sala de aula. Trocaram experiências e opinaram sobre as atividades dos próprios colegas. E concluíram com leitura e discussão dos materiais produzidos por seus alunos.
A Oficina 4 pág.153, a turma trabalhou um Charge de Quino, que tem como tema “O tratamento desigual das pessoas”. Fizeram interpretação do texto, responderam as questões, produziram bilhetes, cartões e socializaram.
A última produção do dia e por se tratar do último encontro oficial, pedi que os professores cursistas avaliassem o GESTAR II com uma palavra e a partir disso criassem uma obra de arte (Produção Ilustrada com desenhos, recortes de figuras) e em seguida socializaram com a turma.
A avaliação do encontro foi de forma oral e escrita, com predominância de pontos positivos. A turma julgou proveitosos os trabalhos, algo que proporcionará ao aluno uma inserção voluntária e significativa no processo ensino aprendizagem.
Procurei criar um ambiente especialmente festivo, com belíssimos cartazes de forma bastante significativos para os professores. Levei um cartão com uma belíssima mensagem contextualizada com as nossas experiências vivenciadas ao longo do GESTAR II. Deixei-os à vontade, para externar opiniões e emoções. Pedi também sugestões e até críticas, pois não tirou o clima de nossa confraternização.
Também agradeci em nome da equipe de elaboração dos materiais do GESTAR II, da importância desse tempo passado juntos, pois sem o esforço e o coração colocados no trabalho, com certeza o GESTAR II ficaria muito pequeno.
Em seguida, conduzi os professores a uma dinâmica através das músicas “COMO UMA ONDA” de Lulu Santos. Cada cursista recebeu uma folha de chamex e a proporção que a música tocava, eles iam amassando a folha de papel, ao término da música fizeram uma reflexão e chegaram a uma conclusão que depois desse curso, nós não seremos mais os mesmos: nos transformamos.
Finalizamos esse momento, com as turmas de Língua Portuguesa e Matemática, foi oferecido um coquetel aos professores e contamos com a presença do Secretário Municipal de Educação Sr. Zaqueu Coutinho de Oliveira. Ficando para a entrega solene dos certificados aos professores cursistas depois do Seminário de Avaliação dos Formadores.




Ivaldina Araújo,
Formadora do GESTAR II em Língua
Portuguesa – Bacuri – MA

Um comentário:

  1. PREZADA IVALDINA>VC. EH A PESSOA QUE TRABALHOU
    NO BANCO ECONOMICO? SOU DERLANIO MONTEIRO - TRABALHEI NO ECONOMICO - AG.BACURI-MA.
    RESPOSTA: derlaniomonteiro@bol.com.br
    grato.

    ResponderExcluir