terça-feira, 15 de setembro de 2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II
Disciplina: Língua Portuguesa
Data: 15/08/2009
Formadora: Ivaldina Araujo
Identificação: TP4
Carga Horária: 10h
Publico alvo: Profº de 5ª a 8ª série

Objetivos
Conteúdos
Metodologia /Recursos
Avaliação

Oração
Mensagem de acolhimento
Ementa das unidades TP4
“Faz um milagre em mim”
Mensagem falada com auxilio de DVD e microsister.

Orientar os cursistas na elaboração do projeto.
Portfólio e projeto
Orientação passo a passo sobre o projeto e portfólio

Sistematizar e aprofundar as reflexões sobre o letramento e processos de leitura.
Letramento e processos de leitura
· Ampliando nossas referências sobre o letramento (pg 54)
Por que meu aluno não lê?
Leitura dos textos básicos das unidades 13, 14, 15, 16 em grupo
Socializar com comentários e inferência os textos de referencia da unidade 13 e 15 e responder as questões
Lançar a pergunta: por que meu aluno não lê?
Leitura do texto e fazer um paralelo do que foi falado com o que foi lido.
Avaliação dos conhecimentos prévios das cursistas
Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
Leitura escrita e cultura (unid. 13)
Leitura e comentários acerca das praticas de leitura de Patativa do Assaré e Paulo Freire (pg 18 e19)

Relatar e apresentar as experiências sobre o “Avançando na pratica, contemplando desde o planejamento da atividade ate a avaliação.
Relato do “Avançando na pratica”
Relato sobre sua pratica contendo o planejamento, a descrição e analise da execução e dos materiais obtidos acerca da unidade estudada.

Participação
Inferência



Objetivos
Conteúdos
Metodologia/recursos
Avaliação
Produzir atividade de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional
I oficina
Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita
“Musica Baião”
Ouvir a musica ou fazer leitura dramatizada de “Baião” e realizar em grupo a atividade 11 e finalizar com a atividade 13
Planejar uma aula, utilizando esse texto para preparar os alunos para a escrita. Transcrever as habilidades que você enfatizaria na aula.
Recursos: CD e Microsister
Participação
Interesse ao planejar e desenvolver e apresentar a atividade
Desenvolver a leitura e a pratica dos cursistas com relação ao trabalho com textos
II oficina
Poema: Cidadezinha Qualquer
Texto complementar: cidadezinha (Mario Quintana)
Cantador de Sentimentos Escondidos

Planejar a exposição do poema com alunos de 5ª a 8ª. Série
Avaliação das propostas pelo grupão
Desenvolver uma seqüência de Aulas utilizando elementos do processo de produção textual.
III/IV Oficina
Contemplar as unidades 15 e 16
Imagem de um anuncio de uma fundação
· Leitura da imagem
· Produção de um texto de propaganda sobre a interpretação da imagem
· Planejamento e apresentação
· Escolha e escrita de uma carta a um profissional.
· Socialização ao grupo
Participação
Interesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário