sábado, 26 de setembro de 2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 19.09.2009
FORMADORA: IVALDINA ARAÚJO
IDENTIFICAÇÃO: TP5: ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE 5ª A 8ª SÉRIES CH: 10H

PLANEJAMENTO
1- TEMA: ESTILÍSTICA, COERÊNCIA TEXTUAL, COESÃO TEXTUAL E RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO.
2- OBJETIVOS:
· Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da Estilística:
· Verificar como se constrói a coerência nos textos;
· Identificar como se constrói a unidade de sentido nos textos;
· Empregar elementos linguística em função coesiva;
· Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto;
· Analisar a construção da coerência em textos;
· Identificar e empregar relações lógicas na construção de sentidos do texto;
· Relatar e apresentar as experiências vivenciadas em sala de aula sobre o “Avançando na Prática”;
· Recorrer a estratégias de raciocínio lógico e á criatividade para solucionar os problemas com a coerência textual;
· Observar os efeitos de sentido de sentido do texto como um todo, analisando cada parte e como elas se articulam na unidade textual;
· Elaborar um texto publicitário que explore a construção de significados de múltiplas maneiras, fazendo uso de linguagem verbal e não verbal.
3- CONTEÚDOS:
· Estilística;
· Coerência textual;
· Coesão textual;
· Relações lógicas no texto.
4- METODOLOGIAS;
· Dinâmica motivadora para a introdução do tema
· Leitura compartilhada de um texto reflexivo;
· Apresentação dos conteúdos a serem tabalhados;
· Leitura e discussão em grupos dos conteúdos em pauta
· Produção de textos sobre o conteúdos de cada unidade em grupo;
· Relatos sobre o “AVANÇANDO NA PRÁTICA”;
· Socialização as atividades desenvolvidas no decorrer da oficina.
5- RECURSOS:
· TP5 e AAA5
· Textos xerocopiados
· Cartazes
· Revistas
· Jornais
· Microsister
· CD etc.
6- AVALIAÇÃO:
· Conhecimentos prévios
· Participação
· Interesse
· Arguições
· Atividades orais e escrita
· Postura
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário