domingo, 13 de setembro de 2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II
Roteiro da Oficina
TP4: Leitura e Processo de escrita I
15/08/2009
Carga Horária: 10h

1º Oração
2º Mensagem de acolhimento
3º Frequência
4º Orientações: Portfólio, Memorial e projeto
5º Comentários sobre o TP3 estudado anteriormente
6º Leitura em grupo de cada unidade do “Iniciando nossa conversa” e “Definindo nosso ponto de chegada” (TP4)
7º Discussão do grupo de cada unidade e concluir com o resumindo mais relevante.
8º Leitura e comentários acerca das praticas de leitura e escrita de Patativa do Assaré e Paulo Freire (pg 18 e 19).
9ºLançar a pergunta: Por que meu aluno não lê?
_ Avaliação do conhecimento prévio dos cursistas
_ Leitura do texto “Por que o meu aluno não lê? (pg147) fazendo um paralelo do que foi falado com o que foi lido.
10º Relatos das oficinas aplicadas na escola “O avançando na prática”.
11º Formação dos grupos para as oficinas
1º Grupo: Musica “Baião” (Luis Gonzaga – pg 142)
Planejar uma aula, utilizando esse texto para preparar os alunos para a escrita. Transcrever as Habilidades que você enfatizaria na aula.
2º Grupo: Poema “Cidadezinha Qualquer”
Planejar a exposição do Poema com alunos de 5ª a 8ª série
OBS: Textos complementares:
· Cidadezinha (Mario Quintana)
· Cantador de Sentimentos Escondidos
3º e 4º Grupo: Leitura e escrita de um anuncio de uma fundação
Desenvolver uma seqüência de aulas, utilizando elementos do processo de Prod. Textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário