terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA- PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTARII

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, em língua Portuguesa, busca aprimorar as práticas pedagógica e profissional dos professores anos/séries finais do Ensino Fundamental.
Neste sentido, no dia 15 de agosto de 2009, na Unidade Integrada Professora Santinha às 8h; 00, deu-se início ao terceiro encontro para a sistematização do conhecimento acerca do TP4, assim, estabelecermos um diálogo, incentivarmos a circulação do saber entre os colegas relacionadas ao fazer do professor em sala de aula.
A Oficina teve inicio com o incentivo de “BOAS –VINDAS”, seguida de uma oração e mensagem de acolhimento “FAZ UM MILAGRE EM MIM”. Logo depois, fizemos uma breve abordagem sobre as unidades do TP3 acerca dos gêneros , tipologias textuais e a ementa dos conteúdos abordados no TP4 a serem discutidos na Oficina.Houve a orientação passo a passo do Portfólio, do Memorial , e Projeto de Leitura a ser implementado em sala de aula. Em seguida, houve a leitura e discussão dos textos básicos de cada unidade e concluímos com leitura e reflexão dos textos mais significativos do “RESUMINDO” de cada unidade. Daí, partimos para a leitura, comentários e inferências do “AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS” sobre o LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. Depois lancei a pergunta: Por que meu aluno não lê? Fiz a avaliação dos conhecimentos prévios dos cursistas, seguido da leitura e discussão do texto do TP4 (pag. 147) POR QUE MEU ALUNO NÃO LÊ?, concluímos fazendo um paralelo do que foi falado com o que foi lido.
Em seguida , com a leitura e comentários acerca das práticas de leitura e escrita Patativa do Assaré e Paulo Freire. Continuamos com um dos momentos mais esperados e significativos da Oficina, que é o relato das experiências feitas pelos cursistas em sala de aula: O AVANÇANDO NA PRÁTICA. Contemplaram desde o planejamento das atividades até a avaliação. Foi um momento de suma importância para o fazer do professor em sala de aula. Houve o momento da apresentação de seus resultados para os colegas, bem como, a leitura de alguns textos produzidos pelos alunos dos professores cursistas.
Prosseguimos com a organização das OFICINAS em quatro grupos. O primeiro produziu uma atividade de preparação da escrita com a música “BAIÃO”, de Luis Gonzaga, considerando a cultura local, regional e nacional, contemplando desde o planejamento da atividade até a avaliação para alunos da 6ª série. E a apresentação deu-se de forma bastante criativa e dinâmica.
O segundo grupo trabalhou com o poema “CIDADEZINHA QUALQUER” de Carlos Drummond de Andrade, onde planejaram uma atividade de escrita de um poema ilustrado sobre a “CIDADE DOS SEUS SONHOS” para alunos de 5ª serie e finalizaram com uma leitura dramatizada. O terceiro e quarto grupo, com o objetivo de desenvolver uma sequência de aulas, utilizando elementos do processo de produção textual, trabalhou com uma Imagem de um anúncio de uma fundação, para alunos de 7ª série onde os mesmos fizeram leitura da Imagem; criaram um texto de propaganda; fizeram interpretação da imagem; planejaram e produziram uma carta a um profissional. Socializaram com o grupão e concluir com uma reflexão: É como se estivéssemos formando uma rede de significados com o aluno, isto é, também, o que a unidade 16 chamou de “construir andaime”.
Em seguida, fizemos a avaliação da Oficina, onde os cursistas se expressaram, dizendo que as unidades trouxeram muitas novidades e aprenderam algo novo para o fazer pedagógico. Finalizamos com as orientações acerca das próximas unidades do TP5 a serem estudadas e aplicadas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário