quinta-feira, 16 de julho de 2009

BIOGRAFIA - VIDA...RECORDAÇÕES


IVALDINA ARAÚJO: nasceu em 29 de março de 1957 em Bacuri - Maranhão. Filha de Manoel Sousa e Estefânia Araujo. Seu pai era lavrador e sua mãe costureira. É a sétima dos oito filhos. Vavá, como é chamada pelos familiares e amigos, cresceu brincando, pé no chão no sítio de sua casa. Sua infância foi feliz como todas as garotas de sua época.Estudou o curso primário no Grupo Escolar Cristino Pimenta onde teve vários professores tradicionais e amigos.
Concluiu o curso ginasial no ginásio Bandeirantes no ano 1973, fundado por padres italianos. Embora, seus pais trabalhando na roça nunca deixou nada lhes faltar, sempre dedicada nos seus estudos,jamais reprovou um ano. Em 1974, para continuar os estudos teve que se deslocar para a capital de Belém do Pará, onde foi morar com o seu tio Marcos Araújo, que por sinal foi muito bem recebida que acabou confortando-a pela saudade que sentia de casa, pois pela primeira vez estava saindo do aconchego do seu lar e adentrando em uma cidade grande. Foi um choque, mais conseguiu superar pela facilidade de fazer amizades e querer vencer na vida.
Por intermédio do seu tio Marcos, ela conseguiu uma vaga na Escola Normal, ou seja, no INSTITUTO de EDUCAÇÃO do PARÁ (IEP), para fazer magistério, até porque a sua família por ser humilde, afirmava-lhe que filho de pobre tinha que estudar. E fazer magistério, era mais fácil para arrumar emprego.
Quando já cursava o primeio ano do magistério iniciou a sua carreira, lecionando particular na sala da casa de seu tio, onde morava, as primeiras letras para algumas crianças vizinhas, e o que recebia como pagamento usava para pagar o transporte para a escola. Também comprava roupase sapatos.
Antes de concluir o magistério, o seu tio mudou-se com a família para Bragança e ela ficou morando com sua filha Davina que já havia se casado. Em 1977 , concluiu o curso normal e continuou desenvolvendo suas habilidades no magistério em uma escolinha particular de nome " Escolinha do Mickey" , paralelamente a isso também trabalhava na recepção do hospital Anita Gerosa em Ananindeua, como secretária do Dr. Celso Leão. Foram 10 anos de muitas felicidades morando naquela cidade. Como toda jovem vaidosa, tinha namorados, boas amizades e gostava de diverti-se, mas não pensava em casar. O seu objetivo era cursar uma faculdade em Serviço Social ou Direito, mais não foi possível, pois com a doença grave de sua mãe em 1983, ela preferiu retornar a sua cidade natal e fazer aquilo que o seu coração pedia: cuidar de sua mãe. Com três meses de sofrimento ela veio a falecer. Pensou retornar à Belém, mais preferiu ficar ao lado de seu pai, até aliviar aquele sofrimento. Após cincos meses prestou concurso para o Banco Econômico e foi aprovada para exercer a função de escriturária,mais por ser muito dedicada e responsável logo a aprovaram à subchefe. Infelizmente com dois anos e meio a agência não conseguia lucros, foi fechada e os funcionários indenizados. Em 1986 o Banco por já conhecer o seu trabalho e saber da sua competência convido-a para trabalhar na agência de São Luis do Maranhão, mas preferiu não ir por já ter conhecido o seu marido Kleber Rabêlo, escolheu ficar trabalhando juntos, já que o mesmo possuia uma loja.
Em 1988,conseguiu um contrato por seis meses para trabalhar como escriturária na agência do Banco do Brasil em Bacuri. Logo depois montou uma farmácia.
Em 1989, veio a primeira gravidez, planejada e desejada, e em 5 de fevereiro de 1990 chegou a sua primeira filha de nome Thaissa Stefannie, a qual foi motibo de muita emoção e alegria.
Em 1992, a Secretaria de Estado da Educação, promoveu concurso para vaga de professor, não hesitou, fez o concurso e foi bem sucedida. Em 1994, foi chamada a exercer a função de professora na Unidade Escolar América do Norte para trabalhar com turmas de 1ª a 8 ª séries do Ensino Fundamental. Nesse mesmo ano veio a sua segunda gravidez, planejada e desejada em em 3 de junho de 1995 deu a luz a sua segunda filha Larissa Stephannie, também motivo de muita alegria e satisfação.
Só em 1999 que veio a oportunidade de cursar uma faculdade, oferecida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Ela voltou a estudar e optou cursar Letras, por gostar de ler e escrever , principalmente poemas. E foi justamente na faculdade que descobriu a vocação de escrever por ter tido um professor de literatura de nome Alberico Carneiro, que fez com que ela viesse a gostar da disciplina, desde então não parou mais de escrever. Mais um sonho realizado, demonstrando a todos e principalmente para a suas filhas que quando se tem um objetivo na vida, o mais importante é persisitir até alcançá-lo.
Lecionou ainda no Ensino Médio na escola Cristino Pimenta,preparando aqueles jovens para o caminho de uma universidade.
Durante o período que desenpenha as suas funções, participou de cursos, seminários, palestras, e ainda continua a participar de atividades desafiadoras como o GESTAR II, um programa de formação continuada para professores de 5 ª a 8ª séries do ensino fundamental, como formadora do programa em sua cidade, objetivando, a perfeiçoar-se a cada dia e transmitir aos educandos uma educação digna e com qualidade.
Hoje com 52 anos, cursa uma especialização em Língua Portuguesa e Inglesa. E tem ainda muitos sonhos: cursar uma faculdade de Serviço Social e publicar um livro com os seus poema, fazer mestrado e doutorado. Por ser determinada e gostar de desafios não pretende parar de estudar. Pois, o que ela é hoje, foi graças a um incentivo de seus pais e de sua irmã- madrinha, que com seus exemplos de vida souberam repassar esses ensinamentos que serviram de sustentação na edificação da sua vida pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário