quarta-feira, 22 de julho de 2009

Relatório do segundo Seminário de acompanhamento da Formação Continuada- GESTAR II em S.Luis -MA

O segundo encontro do Seminário de Formação Continuada- GESTAR II, realizou-se em São luis, Ma, no período de 15 a 19 de junho de 2009.O encontro aconteceu na Escola Almirante Tamandaré com a formadora da UNB Mª Marlene, em substituição a professora Drª Ormezinda Mª Ribeiro.

O primero momento, fizemos a leitura e socialização de uma passagem biblíca. Continuamos os trabalhos com os relatos e exposições das experiências dos formadores, ou seja, a forma , as dificuldades e facilidades na condução das oficinas com os professores cursistas de cada município com a retomada dos TPs 3,4 e 5. Seguido da entrega do portifólio de todas as atividades produzidas pelo formador com os cursistas, para posterior a avaliação. Foi um momento bastante proveitoso, de trocas, pois a cada relato era um novo aprendizado.

Ainda no dia 15, fizemos a leitura do texto "Diário de uma doméstica",atentando para a diversidade linguística prensente no texto. Logo depois houve a leitura e socialização do texto " Lecionei a todos ele " . Fizemos leitura compartilhada, interpretação e inferência sobre o assunto, contextualizando com o pensamento da escritora Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." . A seguir trabalhamos o TP 6, a unidade 21, onde tratamos da Argumentação e Linguagem, logo em seguida a professora Marlene expôs vários provérbios para escolha e produção de um texto argumentativo.

Dia 16, ainda trabalhamos o TP 6 com a leitura do texto " Como nos tornamos diferente?" , analisamos os argumentos e respondemos as 4 questões, considerando a distinção que alguns autores fazem entre persuadir e convencer e o mais importante é que, na construção do texto argumentativo todos os argumentos conduzam ao mesmo objeitvo e produzam os efeitos desejados no intelocutor. Concluimos com uma dinâmica de argumentação onde os passos foram os seguintes: caminhar pela sala se comunicando com gestos; mimíca e gesticular; gesticular e falar, com o objetivo de mostrar que o corpo fala e atraves dessa linguagem tenta convencer, impressionar alguém. Continuamos com a unidade 22, Produção textual: planejamento e escrita,fizemos leitura compartilhada, interpretação e inferência sobre o assunto: "Poesia" de Carlos Drummond de Andrade, " Ah, sim, a velha poesia" de Mário Quintana e " As coisas" de Arnaldo Antunes e respondemos as atividades das páginas 78 a 80. Em seguida produzimos coletivamente um texto através do processo de enumeração como título " Algumas recordações". Dessa prática, partimos para a escrita e leitura individual de dois textos pelo processo de enumeração " Algumas felicidades" e a partir de um mote produzimos outro texto. Para finalizar esse dia , trabalhamos a unidade 23, que trata do Processo de produção textual: revisão e edição . Houve a leitura do texto " Sim, sou seu súbito" . O entendimento foi intensificado por meio da produção coletiva sobre a frase " O rato roeu a roupa do rei de Roma" .
Dia 17, inciamos com o texto " Aviso aos paroquianos", apresentado pela professora Marlene, que foi lido e discutido por todos. Fizemos também a leitura do texto " A escola ensina para a vida?" de José Carlos Leal, que nos fez refletir sobre a nossa prática pedagógica. As 10h00, fomos para o auditório da escola assistir o documentário sobre " Língua- vidas em português". Discutimos,interpretamos e chegamos a uma conclusão que "Não há uma língua portuguesa. Há línguas em português. E se tornou uma língua muito diversa. Há vários países que falam a mesma língua, mas ela não é falada da mesma maneira". Em seguida, trabalhamos a unidade 24 do TP 6 " Literatura para adolescentes". Foi-nos apresentados os objetivos, discutimos as questões que envolvem os ensino da literatura para adolescentes. Fizemos leitura, interpretação e inferência do artigo " De Fernando à Machado de Assis : uma reeleitura de Dom Casmurro do livro ' Janelas na construção da leitura' de Ormezinda Mª Ribeiro" . Dessa prática, foi-nos solicitado uma proposta para trabalhar a literatura com alunos de 5 ª a 8ª série, o gênero trabalhado ficou a escolha de cada grupo.
Ainda no dia 17, trabalhamos o TP1 sobre Linguagem e Cultura. Houve a projeção do filme " Além Mar", debatemos e tecemos comentários a respeito do assunto onde se trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Finalizamos a primeira unidade com o texto " Babel é aqui: todas as línguas do português" da professora Drª. Ormezinda Mª Ribeiro, que trata da formação do nosso idioma. Prosseguimos com a unidade 2 sobre Variantes linguísticas e com a leitura e comentários acerca do texto " Relógio Azangado" de Ricardo Bortoni.
Dia 18, em grupo, respondemos a atividade 3 do TP1 sobre "Os dialetos do português " e socializamos com a turma. Logo depois houve a leitura e a socialização do texto " Injustiças da língua portuguesa". Continuamos com a leitura e comentários da seção 1 sobre a Norma Culta, fizemos atividade 5 sobre " Afinal, o que é texto?" e a leitura do texto " O voo da asa branca: uma reflexão sobre a linguística e o ensino da língua portuguesa", de Dioney Moreira Gomes e concluimos com a música Asa Branca, de Luis Gonzaga. Trabalhamos a unidade 3 " O texto como centro das experiências no ensino da língua". E para um melhor entendimento, foi intensificado por meio de um texto não-verbal " Uma fotografia" do brasileiro Sebastião Salgado, limos, interpretamos, discutimos e respondemos a atividade proposta. Logo depois a professora Marlene, deu-nos dez palavras soltas para a escolha e produzir um texto. O gênero ficou a escolha, e o nosso grupo produziu um poema com título " Poema perfumado". Concluimos com " As várias formas de trabalhar a intertextualidade" como : citação do autor, paródia, paráfrase, apropriação. Na condição de compreendermos a intertextualidade como as ligações entre-textos que circulam na nossa cultura, a professora nos propôs a escolher uma história infantil ou uma fábula para produção de uma paródia utilizando um tema atual.
No último dia , trabalhamos o TP2 , tratamos dos seguintes tema: Gramática: seus vários sentidos, A gramática descretiva e o ensino reflexivo, a Gramática normativa e o ensino prescritivo. O entendimento foi intensificado por meio do " Ampliando as nossas referências: questões ligadas ao ensino da gramática". Respondemos aos questionamentos e fizemos reflexão acerca do texto em estudo. Em seguida , estudamos a unidade 6 sobre " A frase e a sua organização", e para melhor compreensão , foi-nos entregue o Envelope da estruturação de diálogo, com frases soltas para posterior organização do texto. Depois de socializada, a atividade foi vista como uma condição de conhecer essas possibilidades de organização, para ampliar sua própria competência, interpretar e dar melhores condições de ajudar os seus alunos a desenvolverem essas mesmas competências. Trabalhamos também a unidade 7 e 8 " A arte : forma e função , linguagem figurada" . E para sistematizar essas unidades, assistimos o filme " O carteiro e o poeta" , que trata de maneira magistral do papel que a arte tem na vida das pessoas e também com a intenção de nos ajudar aproximarmos de forma consciente da arte trabalhar mais consistentemente com experiências artísticas em sala de aula.
Este encontro foi mais uma etapa da Formação Continuada que o GESTAR II está nos proporcionando, apesar das dificuldades encontradas, foi bastante proveitoso, houve trocas de idéias, de sugestões aprimorando mais os nosso conhecimentos, criando melhores oportunidades e levando-nos a uma reflexão da nossa prática pedagógica, assim, proporcionando uma base sobre a qual construíremos novos saberes e fazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário