quinta-feira, 16 de julho de 2009

Minhas Memórias em Cordel

O primeiro livro que aprendi
Foi a carta de ABC
Fui tentando progredir
Para as letrinhas aprender
Minha mãe a ensistir
Para a lição compreender.

Meu pai lavrador
Minha mãe costureira
Meu pai nunca estudou
Minha mãe só o primário tirou
Mas sempre me incentivou
A cultivar sempre o amor.

O futuro era preocupação
Para os filhos formar
O caminho era a educação
Pobre tem que estudar
Aqui no nosso chão
Logo depois trabalhar.

Só com apenas sete anos
Que entrei para a escola
A primeira professora
Minha querida mestra
Paciente a ensinar
Os valores para a vida.

Numa manhã de aula
Dia de leitura- que terror!
Por não dá conta de ler
A professora de castigo me levou
De lá eu só sair
Depois que ela me liberou.

O primeiro livro que li
Me chamou muita atenção
Era a Arca de Noé
Um livro todo ilustrado
A cada página que eu lia
Era um sonho que renascia.

No ginásio Bandeirantes
Fiz o curso ginasial
Professores habilitados
Tinha padres italianos
Todos bem capacitados
Para os conteúdos do ano.

Na minha infância
Li muitos romances
foi ai que despertei
Para o prazer da leitura
Sem saber qual era o papel
Da literatura de cordel.

Romance do Pavão Misterioso
Que contava a história
De um rapaz corajoso
Narrava toda a trajetória
Raptando uma condessa
Filha de um conde orgulhoso.

Para continuar os estudos
Tive que me deslocar
Para Belém do Pará
Fazer magistério
Para depois retonar
Em minha cidade ensinar.

De todas as disciplinas
A que eu menos gostava
Era da literatura
Com frequência me questionava
Em que momento a utilizaria
Tal assunto em minha vida.

Hoje penso diferente
Literatura é arte
É inventar,criar e viver contente
Com ela aprendi gostar
Escrever poemas interessantes.

Sociologia- disciplina que mais gostava
A professora muito dinâmica demonstrava
Sempre com um sorriso leal
Assim pensei em estudar
Prestar vestibular
E fazer Serviço Social.

Por muitos outros motivos
Tive para o meu lugar retornar
Fui comenciante e bancária
Aqui neste lugar
Mas foi na sala de aula
Que conseguir me encontrar.

Foi no ano de 1998
Que prestei vestibular
Para uma faculade cursar
E os meu sonhos realizar
Escolhi fazer Letras
E o tempo não desperdiçar.

Tive um professor
Capaz e inteligente
Foi ai que descobrir
Gostar de literatura
Em meio uma de suas aulas
Um poema escrevi.

Tive outros professores
Que também me identifiquei
Com a literatura infantil
Para outros mundos viajei
Com os contos maravilhosos
Logo me encantei.

Hoje sou professora
Busco sempre inovar
Minhas práticas aprimorar
Como leitora,me informar
Na busca desse aprendizado
O GESTAR só veio a somar.

Iluminada por Deus
Vejo o que já havia esquecido
Aquilo que pensei ter perdido
Lembranças da minha história
De um passado distante e feliz
Inspiração da minha memória
Narro os meus belos versos
Ao longo dessa trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário