domingo, 12 de julho de 2009

Relatório da Formação Continuada- GESTAR II

A Formação Continuada de Professores dos anos/séries finais do Ensino Fundamental de Bacuri- MA, inicou-se aos nove dias do mês de Março de Dois mil nove.A divulgação aconteceu no dia da cerimônia da semana pedagógica no auditório da igreja Assembleia de Deus, as nove horas, com a presença do secretário de Educação Zaqueu Coutinho de Oliveira, Prefeito Municipal Dr. Washington Luis de Oliveira,Professores, Coordenadores, Formadores do Programa- GESTAR II e Palestrantes para conduzir as oficinas pedagógicas, com as temáticas: Diversidades Linguísticas- Mudanças Ortográficas, A Diversidade na Alfabetização e no Letramento, A Ética e Diversidade Cultural, Social e Comportamental, e A Diversidade de Metodologias de Aprendizagem. Após a entoação do Hino Nacional e do Hino de Bacuri, vários assuntos foram discutidos, bem como apresentação do principal objetivo do GESTAR II: elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervensão sobre a realidade sócio-cultural, assim como a melhoria do processo de ensino aprendizagem.

No dia 18 de Abril de 2009, na Unidade Integrada Professora Santinha, as 7h:30min, inciou-se o nosso primeiro encontro presencial. Esse momento foi coletivo,ou seja, com os professores cursistas de Língua Portuguesa e Matemática com presença da coordenadora do programa Srª Verônica Maria de Moraes Alexandre de Santana, onde a mesma motivou-os e ressaltou sobre a impotância do GESTAR II para a atualiazação dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Houve a leitura e discussão acerca do texto " A corrida dos Sapinhos" , onde reforçamos a necessidade de refazermos os nossos objetivos profissionais e pessoais, assim que estes se distanciarem daquilo a que nos propomos fazer.

Na sala de Linguagem, foram distribuídos os livros a serem utilizados na execução do programa. Em seguida fizemos uma oração e uma dinâmica de apresentação com uso do texto " Mário Marinheiro ", a proporção que era narrado, professores cursistas, iam tecendo um chapéu, depois um barco e que finalmente se transformava em uma camisa. Logo depois, cada um se apresentava citando o seu nome e 3 marcos cruciais da profissão e expectativas para o curso. Formamos um mural " GESTAR II- VISTA ESTA CAMISA" , logo em seguida reforcei a ideia de que o programa busca a valorização profissional e pessoal do professor , destacando as suas características e histórias particulares, a sua visão de sociedade, de relações e de compromisso com ela.

Prosseguimos com o estudo do Guia Geral, orientando e tirando as dúvidas em relação a execução do TP3 e do respectivo AAA, que é o nosso primeiro módulo a estudar e aplicar em sala de aula. E já agendamos o próximo encontro coletivo, ou seja, as Oficinas para o dia 23 de maio. Este programa de formação continuada de professores dos anos/séries finais do ensino fundamental, está sendo um grande desafio e de extrema valia para a minha formação profissional e pessoal. Neste primeiro momento, confesso que me sentir insegura, pois sabemos que o novo causa medo e ansiedade, mas acredito que essa descoberta está dentro de um processo mais geral, que na verdade é o ínicio de assumir o novo em nós.

Diante dessa insegurança, me reunir com os formadores do programa dos municípios vizinhos, ou seja, Apicum-açu, Serrano do Maranhão,Cururupu e Mirinzal, fizemos sessões de estudos discutimos, tiramos dúvidas e planejamos. Me sentir mais segura e confiante, conseguir conduzir a execução do programa neste primeiro encontro, sabendo que preciso melhorar para superar momentos de insegurança na condução desse processo do conhecimento, pois o caminho a ser trilhado exige grande responsabilidade para com a formação de pessoas melhores e nossa prática educativa deve estar em volta

Nenhum comentário:

Postar um comentário