domingo, 12 de julho de 2009

Relatório do 2º encontro da Formação Continuada GESTAR II

Aos 23 de maio de 2009,na Unidade Integrada Professora Santinha as 8h:00, deu- se o ínicio do 2º encontro da Formação Continuada dos anos/séries finais do Ensino Fundamental de Bacuri -MA. A oficina teve inicio com uma oração conduzida por uma cursista e uma dinâmica de socialização. Continuamos os trabalhos a partir do texto " A MOÇA TECELÃ" , que depois de lido foi discutido por todos, relacionando-o com o GESTAR II. Logo depois vieram os comentários e sugestões acerca dos assuntos e atividades focalizados nas unidades do TP3. Para sistematizar esses conhecimentos foi distribuído o "ENVELOPE DA LINGUAGEM" com uma variedade de gêneros textuais para que relacionassem aos seus respectivos nomes.















Depois de socializada em grupo, atividade foi vista como uma condição de o aluno mostrar o conhecimento textual que ele traz de casa, enriquecer esse conhecimento e reconhecer os vários suportes em que esses textos podem ser apresentados, assim como funcionalidade de cada um. Na sequência identificaram alguns textos de "domínio discutivo e a multimodalidade textual" .
Seguindo, houve o relato de experiência do " PARA CASA" sobre " O AVANÇANDO NA PRÁTICA" pelos cursitas.Foi um moneto de grande importância e proveitoso para todos. Também pude observar a cada relato dos cursista, à satisfação de expor e trocar experiências das diversidadese do desenvolvimento das atividades propostas de cada professor com seus alunos. Houve um momento para leitura de alguns textos produzidos pelos alunos dos professores cursistas.
Logo após, organizamos a tarefa das Oficinas em 4 grupos. O 1º trabalhou o texto "Poema tirado de uma notícia de jornal" de Manoel Bandeira, onde pede que o grupo usasse as informações do poema para produzir um texto em prosa descritiva.














O 2°, trabalhou o texto " A CASA"( crônica) e produziu um anúncio vender a casa.















O 3º trabalhou o poema " A PESCA " e produziu um texto de prosa injutiva.





E o 4 º grupo escolheu o poema " BOM DIA" , que produziu um texto em prosa preditiva. E assim cada grupo fez a apresentação e comprenderam as diferenças entre gêneros textuais,sequências tipológicas, as evoluções ocorridas e as vantagens de se trabalhar com gêneros variados,intergêneros e a intertextualidade, para um efetivo letramento dos professores e alunos.




Em seguida avaliamos o encontro quanto aos objetivos, estratégias e atividades propostas desenvolvidas durante a Oficina, para que as críticas desempenhem papel construtivo e sirvam de base para aprimorar as futuras oficinas, e finalmente houve um momento para uma breve discussão acerca da temática das próximas uindades do TP4.
Concluindo, salientei a necessidade de não perderem de vista os objetivos do ensino da Lingua Portuguesa ao elaborarem o seu planejamento. As atividades de leitura devem estimular o prazer e a fruição do ato de ler, habilitando o educando a perceber a proposta do texto e sua intencionalidade, dotando-o da capacidade autônoma de compreensão e interpretação.
Nesta visão, acredita-se que vale a pena tentar novos caminhos para a busca da educação que contribua na formação de cidadãos solidários , críticos, auto-confiantes e abertos para o saber, o criar, o recriar,o inventar, o reinventar; cidadãos que se percebam como históricos, que participam,dando- nos o conforto de saber que pelo menos tentamos fazer com que acreditem como nos afirma Paulo Freire: " ... o existir é fundamental,contudo, só se realiza em relação com outros existires".

Nenhum comentário:

Postar um comentário