sábado, 26 de setembro de 2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTAR II
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TP 5: ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO
DATA : 19.09.2009 CARGA HORÁRIA: 10H
FORMADORA : IVALDINA ARAÚJO
ROTEIRO DO 4° ENCONTRO – SESSÃO COLETIVA

1°- Oração
2°- Mensagem de acolhimento
3° Dinâmica
4°- Frequência
5°- Leitura do “INICIANDO NOSSA CONVERSA” e do “DEFININDO NOSSO PONTO DE CHEGADA” da unidade 17: ESTILÍSTICA; (socialização)
· Encenação em grupo do texto “ CADA GOOOOL, UM ESTILO”
· PAINEL “ CADA UM TEM SEU ESTILO”
· Leitura e reescrita do texto “OS DIFERENTES ESTILOS” de Paulo Mendes Campos, nos estilos: Xuxa, Faustão, Tiririca, Silvio Santos, Hebe Camargo , Luciano Huck e Gil Gomes (Socialização).
6° -Leitura e discussão do “INICIANDO NOSSA CONVERSA e do” DEFININDO NOSSO PONTO DE CHEGADA” da unidade 18: COERÊNCIA TEXTUAL;
· Exposição de 10 palavras para produção de texto (Socialização)
· Envelope do “QUEBRA – CABEÇA TEXTUAL” do texto “O CÃO E A MÁSCARA (socialização)
7° - Leitura, discussão e inferência do” INICIANDO NOSSA CONVERSA” e do”DEFININDO NOSSO PONTO DE CHEGADA” da unidade 19: COESÃO TEXTUAL;
· Construção de uma “HISTÓRIA MALUCA” através de imagens;(socialização)
· Organização do texto “O SHOW” e reconstrução em prosa narrativa;(socialização)
· Análise da construção da coerência em textos, através do” JOGO DO ENLACE MATRIMONIAL”;(socialização)
8°- Leitura, estudo e discussão do “INICIANDO NOSSA CONVERSA” e do DEFININDO NOSSO PONTO DE CHEGADA” da unidade 20: RELAÇÕES LÓGICAS NO TEXTO”:
· Organização de “UMA HISTÓRIA SEM PÉ NEM CABEÇA” e reescrita do texto.(socialização)
9°- Relato do “AVANÇANDO NA PRÁTICA”
10°- OFICINA;
· 1°, 2°, 3° grupo: Oficina 9 unidade 18 ( Análise e produção de textos publicitários construídos pela linguagem verbal e não verbal, relacionada ao tema transversal”MEIO AMBIENTE”(socialização);
· 4°,5°,e 6° grupo: Oficina 10/ unidade 20( Elaboração de textos publicitários que explore a construção de significados de múltipla maneiras, fazendo uso de linguagem verbal e não verbal; ( socialização)
11 °- CONSIDERAÇÕES FINAIS
12°- AVALIAÇÃO

Um comentário:

  1. Oi Ivaldina. Prazer imenso te conhecer. Visitando tua casa percebi que o processo de construção do teu blog é muito parecido com o meu. Nosso "letramento informático" é impressionante. Visita também meu blog. Vais decobrir que eu sou de Belém, onde estudaste o Magistério, e vivi muitos anos em Ananindeua. Quantas vezes precisei ir até o hospital Anita Gerosa. Na época ainda que o Padre Pedro vivia por lá. Minha filha caçula e meus pais e irmãs ainda vivem em Ananindeua. A vida me trouxe para Minas Gerais, mas ainda tenho muitas saudades de casa. Encontrei aqui o Gestar, um desafio daqueles que as mulheres do Norte sabem direitinho vencer. Teu blog é muito bom. Tens um trabalho muito bom pra mostrar. Desenvolveste a TP5 muito bem. Eu acho que não me saí tão bem nela. NA verdade achei o caderno mais difícil de todos. Parabéns pelo blog, pelo trabalho e pela dedicação. Abraços da Silvia.

    ResponderExcluir