sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

GESTAR II

GESTAR II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI


IDENTIFICAÇÃO: TP1- LINGUAGEM E CULTURA
FORMADORA: IVALDINA ARAÚJO
COORDENADORA: VERÔNICA MARIA DE MORAES ALEXANDRE SANTANA
PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE 5ª A 8ª SÉRIES
CARGA HORÁRIA: 10H DATA: 21.11.2009

PLANEJAMENTO DA OFICINA PARA O ENCONTRO PRESENCIAL

OBJETIVOS:
• Promover a descontração e integração entre os participantes do grupo;
• Relacionar as interrelações entre língua e cultura através dos conhecimentos prévios dos cursistas;
• Identificar os principais dialetos do português;
• Identificar os principais registros do português;
• Caracterizar a Norma Culta;
• Caracterizar a linguagem literária;
• Caracterizar a língua oral e a língua escrita;
• Conceituar texto;
• Indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem de línguas;
• Reconhecer os diferentes pactos de leitura dos textos;
• Reconhecer a carta – tipo de texto escrito e interpessoal como gênero da língua portuguesa;
• Desenvolver a escrita e a produção de texto;
• Reconhecer o valor documental das cartas antigas;
• Identificar as características da carta e refletir sobre a função e transformações;
• Identificar as mensagens eletrônicas como um desenvolvimento do gênero epistolar;
• Reconhecer as características dessa linguagem virtual;
• Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;
• Identificar os vários tipos de intertextualidade;
• Identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas;
• Relatar e discutir as experiências realizadas no Lição de Casa;
• Caracterizar a língua oral e a língua escrita;
• Rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua (incluindo a intertextualidade)
• Avaliar a prática docente, com relação a atividade ligadas à leitura e a produção de texto;
• Realizar uma sessão de cinema acerca do filme Central do Brasil;
CONTEÚDOS:
• Oração “Prece aos homens de boa vontade”;
• Mensagem de boas- vindas;
• Dinâmica;
• Variantes lingüísticas: dialetos e registros;
• Os dialetos do português;
• Os registros do português;
• Ampliando nossas referências;
• Textos: Asa Branca( Luis Gonzaga), Conversa ao pé do fogo ( Orlando Villas Boas), A entrevista ( Alexandre Azevedo), Coisas do meu sertão(Patativa do Assaré);
• Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos;
• A Norma Culta;
• O texto literário;
• Texto: “Nóis Mudemu”
• Texto: O caso do Vestido (Carlos Drummond) TP1 pag.67
• O texto como centro das experiências no ensino da língua;
• Afinal, o que é texto?
• Por que trabalhar com textos;
• Os pactos de leitura;
• Gênero: carta “Minha querida C.” (Machado de Assis);
• Avançando na prática (pg. 102);
• A Intertextualidade: as várias formas de intertextualidade;
• Produção intertextual;
• Relatos do Avançando na prática;
• OFICINA 1- UNIDADE 2- PROPOSTA: estudo de texto e o desenvolvimento de atividades aplicáveis às turmas de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos);
• OFICINA 2- UNIDADE 4-PROPOSTA: atividade de leitura e de produção de texto: para alunos de 5ª ou 6ª série: criação de uma fábula moderna ilustrada; para 7ª e 8ª série: exibição e debate acerca do filme “Central do Brasil”.
METODOLOGIAS:
• Mensagem Bíblica: Oração ao homens de boa vontade;
• Dinâmica: Amor e Vida;
• Levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas acerca das temáticas a serem estudadas no TP 1;
• Leitura compartilhada do texto básico”Variantes Linguísticas; dialetos e registros e dos definindo nosso ponto de chegada
• Leitura e discussão dos Resumindos das pgs. 18, 27 e 40
• Leitura e discussão acerca do “Ampliando nossas referências da pg.44
• Leitura interpretada e dramatizada dos textos: Asa branca; Conversa ao pé do fogo; A entrevista; Coisas do meu sertão;
• Leitura , discussão e inferência da Unidade 2” Variantes Linguísticas: desfazendo equívocos” e do definindo nosso ponto de chegada, ilustrada com o texto “Nóis Mudemu” de Fidêncio Bogo; socialização;
• Leitura coletiva dos Resumindos das pág. 66,77,e 87
• Leitura dramatizada do texto “ O caso do vestido” pág.67 com as orientações do Avançando na Prática da pág 76; socialização;
• Leitura compartilhada do texto de apresentação da unidade 3 “ O texto como centro das experiências no ensino da língua” e do definindo nosso ponto de chegada;
• Discussão e inferência sobre os conceitos ali apresentados;
• Em grupos, leitura oral da carta “Minha querida C.” de Machado de Assis
• Incorporando Carolina, como seria a resposta à carta de Machadinho?
• Como Machadinho escreveria essa carta hoje (Pós-Moderno) à Carolina?
• E como supostamente seria a resposta de Carolina por e-mail à Machadinho se os dois vivessem nos dias de hoje? (Avançando na prática pg.102)
• Leitura compartilhada da Unidade 4 acerca da Intertextualidade e do definindo nosso ponto de chegada;
• Estudo da secção 2 “As várias formas de intertextualidade;
• Em grupo, construção de histórias de suspense ilustrada através da técnica “A arte das mãos”; escolha de nomes de futebol e de eletrodomésticos para a produção de textos;Socialização;
• Apresentação dos relatos do “Para Casa”;
• Exibição do filme “Central do Brasil”;
• Debate acerca do filme
• Proposta de atividades para aplicação em sala de aula;síntese e planejamento de acordo com o roteiro do filme Central do Brasil
• Criação de uma fábula moderna e ilustrações que criariam intertextualidade com os escritos;

RECURSOS:
• Cartazes;
• TP 1 e AAA1;
• Papel pardo, Papel 40kg, papel cartão, TNT, Lápis de cera, pincel, EVA, cola, régua, tesoura,papel A4 ;
• Microssister;
• CD,DVD,;
• Quadro de giz;
• ETC...
AVALIAÇÃO:
• Interesse;
• Participação;
• Criatividade;
• Postura,etc
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário