quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GESTAR II

GESTAR II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI



IDENTIFICAÇÃO: TP2; ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA (UNIDADE 5 E 6)
PÚBLICO ALVO: Professores de 5ª a 8ª séries
CARGA HORÁRIA: 10H
FORMADORA: Ivaldina Araújo
COORDENADORA: Verônica Ma ria de Moraes Alexandre Santana
DATA: 05.12.09


PLANEJAMENTO DA OFICINA PARA O ENCONTRO PRENSENCIAL

OBJETIVOS:

• Caracterizar a gramática interna e o ensino produtivo;
• Caracterizar a gramática descritiva e o ensino reflexivo;
• Caracterizar a gramática normativa e o ensino prescritivo;
• Ampliar os conhecimentos através do texto de referência;
• Conduzir um debate tendo como roteiro as questões do próprio TP;
• Conceituar e identificar a frase;
• Estabelecer a diferença entre, frase, período e oração;
• Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto;
• Relatar oralmente a experiência vivenciada em sala de aula;
• Resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades; sentidos da palavra gramática e o conceito e a continuação da frase e do período;
• Aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem ( leitura e produção de texto e análise lingüística).

CONTEÚDOS:

• Oração
• Recepção com dinâmica de boas-vindas
• Momento de reflexão: Oração do amigo
• A intertextualidade
• UNIDADE 5: Gramática: seus vários sentidos
• Ampliando nossas referências: Questões ligadas ao ensino da gramática
• UNIDADE 6: A frase e sua organização
• A pontuação e o sentido da frase: Texto- “As três belas irmãs”
• Relatos do Avançando na Prática
• OFICINA 3: Texto “Maria e Pedro na cova do vento” ( Maria Clara Machado) e poema: “Quatro”( Giusseppe Arcimboldo- pág. 149
METODOLOGIAS:

• Mensagem bíblica: Oração aos de boa vontade
• Reflexão sobre a oração do amigo
• Apresentação das atividades solicitadas anteriormente sobre as Oficnas do TP 1
• Levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas acerca das temáticas a serem estudadas no TP2
• Leitura compartilhada do texto Gramática: seus vários sentidos
• Em grupo fazer leitura, interpretação e inferência, e responder as atividades do TP2 e concluir com o Avançando na Prática e os resumindos de cada seção.
• Leitura individual do ampliando nossas referências e formação de grupos para resolução das questões e socialização
• Leitura silenciosa do texto “Balada do rei e das sereias”( Manuel Bandeira) com diferentes entoação e sentimentos ( AAA Pg. 54)
• Usar os 4 modos de pontuar o texto “ As três belas irmãs” ( AAA pg.5)
• Relatos das experiências dos cursistas
• Leitura e interpretação do texto “ Maria e Pedro na cova do vento”, análise lingüística, produção textual e avaliação

RECURSOS:

• Cartazes, TPS, AAA2, DVD’s, CD’s, Matérias foto copiados, papel pardo, papel 40 quilos, cartolina, papel guache, papel cartão, pincéis atômicos, Microssister, lápis de cera, etc.
AVALIAÇÃO:

• Análises individuias e coletivas de textos e situações de ensino
• Participação e presença nas discussões e apresentações de textos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário