quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GESTAR II

GESTAR II
Ministério da Educação
Governo do Estado do Maranhão
Prefeitura Municipal de Bacuri


RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORA MARLENE,


A amizade é um dos grandes tesouros da humanidade. O ser humano não vive sozinho, precisamos do outro para sobreviver, por esse motivo, aprender a se relacionar, a conviver harmonicamente e a respeitar são importantes objetivos da educação, que podem ser alcançados através do diálogo e da interferência positiva dos professores. Foi com essa reflexão, por meio da Oração do Amigo – CD, que começamos o 7º do encontro do GESTAR II, realizado aos 05 dias do mês de dezembro no ano de 2009, com duração de 10h. Realizou-se no prédio da UNIDADE INTEGRADA PROFESSORA SANTINHA, situado na travessa José Sarney s/n, bairro Piquizeiro, cidade de Bacuri, estado do Maranhão, com a presença de 18 professores cursistas.
Teve como fundamento o TP 2, cujo objetivo principal foi resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra grática e o conceito e a constituição da frase e do período.
Realizamos as atividades para revisar A INTERTEXTUALIDADE, tema da 4ª unidades do TP1, trabalhado anteriormente. A 1ª foi planejamento de leitura e produção textual. A 2ª, criação de uma fábula moderna ilustrada e a 3ª, foi a exibição do filme CENTRAL DO BRASIL, para posterior trabalho baseado em um roteiro.
No TP2, o estudo deu-se a partir do levantamento de conhecimentos prévios dos cursistas acerca das temáticas e em seguida, fizemos leitura compartilhada e compreensão coletiva da unidade 5 - GRAMÁTICA: seus vários sentidos, e como complemento, a turma foi dividida em 3 grupos e cada um trabalhou uma seção. A socialização foi por meio de cartazes, e favoreceu a interação com o assunto, contextualizando com os resumindos de cada seção.
Lemos o texto do Ampliando nossas referências “QUESTÕES LIGADAS AO ENSINO DA GRAMÁTICA” e responderam as questões de 1 a 5. A avaliação foi oral, justificando cada resposta no próprio texto. Concluímos que a boa constituição dos textos passa pela gramática, e não apenas porque as frases que compõem o texto têm uma estrutura gramatical.
Na unidade 6 que trata de “A FRASE E SUA ORGANIZAÇÃO”, fez-se a leitura do texto básico e do definindo nosso ponto de chegada. A compreensão oral foi espontânea e bem participativa. Para fixar o entendimento a turma foi dividida em grupos. O 1º grupo, trabalhou o conto “PARCERIA” de (Stela Maris Resende), através do envelope de estruturação do diálogo, para montagem, leitura com diferentes entoações, interpretações e inferência do texto, e assim conceituar e identificar a frase. Em seguida, fizeram à atividade do AAA pág. 57 do texto “AS TRÊS BELAS IRMÃS”, onde a dinâmica foi pontuar o texto de modo que o poeta declare seu amor por Soledade. E para complementar o entendimento fizeram leitura e discutiram sobre o Resumindo da seção, com o objetivo de perceber a importância da pontuação para o sentido da frase escrita.
O 2º grupo trabalhou o Poema de Manuel Bandeira “BALADA DO REI DAS SEREIAS” (AAA pág.54) Fizeram leitura oral com entoações, interpretaram e discutiram o Resumindo da pág.51/57 e reescreveram a 2ª parte do texto “As três belas irmãs”. Pontuaram o texto de modo que o poeta declare seu amor por IRIA, e fizeram leitura e discussão sobre o Resumindo da seção.
O 3º grupo trabalhou a atividade 1 e 2 sobre a pontuação e a frase do AAA pág. 55, e em seguida também trabalharam o texto “AS TRÊS BELAS IRMÃS”, onde o objetivo era pontuar o texto de modo que o poeta declare seu amor por Lia. Depois de socializar as atividades, foi vista com condição de os cursistas perceberem a importância da pontuação para o sentido da frase escritas.
A apresentação do Para Casa sobre o Avançando na Prática, aplicado pelos professores cursistas foi um momento bastante recíproco, pois refletiram a realidade da escola onde cada um trabalha; seus acertos, e seus problemas; valores e atitudes que a escola costuma reforçar ou transformar e sobre como isso se dá; como cada um se sente, atuando como professor. Neste encontro, o que mais me chamou a atenção o foi o entusiasmo de um professor muito satisfeito com o resultado do seu trabalho depois da sua participação no programa GESTAR II. Foi um encontro onde houve um maior envolvimento e participação dos cursistas.
A Oficina 3, foi realizada em toda a turma seguindo as isntruções da página 149. Dois grupos trabalharam o prólogo de Maria Clara Machado “MARIA E PEDRO NA COVA DO VENTO” e os outros 2, o poema “ Quatro” de Leo Cunha, fizeram leitura interpretada, produção textual, e analise lingüística do texto. Na socialização, percebi algumas dificuldades na compreensão da proposta. Tentei clarear alguns passos obscuros e espero que a aplicação nas escolas seja de maior sucesso. Logo em seguida solicitei de cada cursistas uma avaliação sobre o dia de informação em especial das Oficinas. A turma avaliou proveitosos todos os trabalhos. E que esses conteúdos são fundamentais para a ampliação dos conhecimentos desses assuntos, assim, aumentará substancialmente sua competência e de seus alunos no uso da linguagem.
Assim, encerramos o nosso sétimo encontro fazendo as minhas considerações e orientações acerca das duas últimas unidades do TP 2 a ser estudado no próximo encontro.

Ivaldina Araújo,
formadora do GESTAR II
em Língua Portuguesa -
Bacuri - MA

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