sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

GESTAR II

GESTAR II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BACURI




ROTEIRO PARA O ENCONTRO PRESENCIAL EM LÍNGUA PORTUGUESA



TP1- LINGUAGEM E CULTURA- Maria Antonieta Antunes Cunha
FORMADORA: Ivaldina Araújo
COORDENADORA: Verônica Maria de Moraes Alexandre Santana
PÚBLICO ALVO: Professores de 5ª a 8ª séries
CARGA HORÁRIA: 10H
DATA: 21.11.2009


1º Oração
2º Mensagem de Boas- Vindas
3º Dinâmica: Amor e Vida
4º Frequência
5º Levantamento de conhecimentos prévios acerca das temáticas a serem estudadas no TP1
6º Leitura compartilhada da unidade 1: Variantes lingüísticas: dialetos e registros
• Socialização
• Ler o Resumindo da pag. 27, construir uma crítica sobre os conceitos ali apresentados e debater a respeito de questões norteadoras distribuídas para cada grupo
• Levar os cursistas a construírem os conceitos de dialetos, idioleto, registro e em seguida, ler o resumindo da pg. 40 e depois o texto “Ampliando nossas referências pg.44.
• Socialização

ATIVIDADE
• Em grupo fazer a leitura dramatizada dos textos e fazer um planejamento de como trabalhar esses textos com leitura e escrita em sala de aula:
- Asa Branca (de Luís Gonzaga)
- Conversa ao pé do fogo(de Orlando Villas Boas)
- A entrevista (de Alexandre Azevedo)
- Coisas do meu sertão ( de Patativa do Assaré)
* Socialização
7º Leitura compartilhada da Unidade 2 “Variantes Linguísticas: desfazendo equívocos” , ilustrada com o texto “Nois Mudemu” de Fidêncio Bogo.
• Socialização
• Leitura do “resumindo” da pgs. 66 e 77 e construir uma crítica sobre os conceitos ali apresentados e debatê-los.

ATIVIDADE
• Em grupo, encenar o texto “O caso do Vestido”
• Fazer a interpretação de acordo com as orientações no Avançando na Prática pg. 76.
8º Leitura compartilhada do texto base da unidade 3 “O texto como centro das experiências no ensino da língua” e do definindo nosso ponto de chegada.
• Socialização

ATIVIDADE
Proposta para trabalhar o texto “Minha querida C”.
• Faça-se passar por Carolina e responda a carta no estilo romântico à Machadinho;
• Faça-se passar por Machado nos dias de hoje(PÓS-MODERNO).Como ele escreveria essa carta à Carolina?
• Como poderia ser uma resposta de Carolina por e-mail a Machado de Assis se os dois vivessem nos dias de hoje?
• Socialização

9º Leitura compartilhada do texto base da unidade 4 “A INTERTEXTUALIDADE” e do definindo nosso ponto de chegada.
• Leitura do Resumindo das pags.139 e 144
• Estudo da sessão 2 sobre as várias formas da intertextualidade.
• Socialização

ATIVIDADE
• Construção de história de suspense, ilustrada através da “Arte das mãos; ( em grupo)
• Construção de história empregando nomes de eletrodomésticos e nomes de futebol.
• Socialização
10º RELATO DO PARA CASA SOBRE O AVANÇANDO NA PRÁTICA
11º OFICINAS:
OFICINA 1- UNIDADE 2 GÊNERO CRÔNICA “ A OUTRA SENHORA”
• Estudo do texto e o desenvolvimento de atividades aplicáveis às turma de 5ª a 8ª séries ( 6º ao 9º ano).
OFICINA 2 – UNIDADE 4 Atividade de leitura e produção de texto para:
• Alunos de 5ª e 6ª série: criação de uma fábula moderna ilustrada;
• Alunos de 7ª e 8ª série : exibição e debate acerca do filme “Central do Brasil”.

12ºCONSIDERAÇÕES FINAIS

13º AVALIAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário